Aqui, vamos analisar as linhas atuais de placas de vídeo dessas duas marcas para classificar quem sai na frente na atual geração em termos de performance, overclocking, disponibilidade e preços.
Desempenho: EMPATE
O desempenho depende, primeiramente, do tipo de chip gráfico ultilizado. Uma placa com processador GeForce GTX 980, por exemplo terá desempenho bastante similar, independente do fabricante.
Overclock: Gigabyte
As comparações aqui vão de modelo a modelo e podem variar conforme design térmico, opções de alimentação da placa e alguns detalhes do gênero.
Durabilidade: Asus
Ao longo dos anos, a Asus construiu uma reputação de desenvolver placas-mãe e de vídeo de maior qualidade e resistência em função do uso de componentes eletrônicos de melhor qualidade; Embora a vantagem já não seja a mesma porque os concorrentes evoluíram, esse ponto ainda é relevante na hora de decidir a compra.
Drivers: Empate
Atualmente, drivers são uma responsabilidade dos fabricantes das GPUs, como Nvidia e AMD. Nesse sentido, tanto Gigabyte como Asus estão bem servidas deles, com atualizações constantes que promovem correções de bugs e, o mais importante, ganhos de desempenho na hora de jogar. Dependendo do caso e modelo de placa, alguns drivers são atualizados mais de uma vez no mesmo mês.
Disponibilidade: Empate
Atualmente, a Asus tem boa presença no mercado de placas gráficas do Brasil, especialmente quando o assunto são GPUs da Nvidia, o que não acontecia há poucos anos quando suas VGAs eram bastante cobiçadas e relativamente difíceis de achar no país. Em todo caso, as placas da Gigabyte costumam ser mais fáceis de se encontrar no Brasil porque, em geral, tendem a ter uma relação entre custo e benefício um pouco melhor.
Preço: Gigabyte
Aqui, a vantagem é clara para a Gigabyte: a fabricante tem menos “grife” e seus produtos, de placas-mãe a placas de vídeo, acabam se beneficiando disso e apresentando preço mais baixo no mercado.
Uma GTX 980 G1 Gaming da Gigabyte pode ser encontrada por preços na casa dos R$ 2.900. A mesma versão, pela Asus, com performance inferior, por R$ 3.500. A mesma discrepância é observada com placas que rodam GPUs da AMD.
Conclusão FINAL: Empate
Há diferenças sutis entre as linhas atuais de placas de vídeo de Gigabyte e Asus. É possível estabelecer que o melhor fabricante é aquele que atente melhor o seu perfil: você quer melhor overclock? Então a opção é Gigabyte. Melhor performance? Aí tudo depende da placa e do chip gráfico, e não tanto de Asus ou Gigabyte. Preço? A Gigabyte é a melhor aposta.
(Fonte: TechTudo)
0 comentários:
Postar um comentário